h1

TÉCNICA EM FÔRMA PERDIDA

março 29, 2008

TÉCNICA DE FÔRMA PERDIDA

Em 10 passos!
Essa técnica constitui em:

PRIMEIRO PASSO:
Modelar em argila, colocar pedaços de acetato (folhas de radiografia), dividindo a escultura, colocar fita crepe no acetato para ficar firme.

SEGUNDO PASSO: Faça um barragem de argila. uns 3 ou 4 cm da sua escultura, para delimitar a fôrma de gesso.

TERCEIRO PASSO: Coloque água em uma bacia, e vá colocando o gesso aos poucos (sem mexer), até que você aviste uma “ilha” em cima da água. Agora é a hora de mexer o gesso. Coloque um pouco de pigmento xadrez líquido para identificar que esta camada está próxima da escultura. Quando estiver no ponto de creme, vá colocando em cima da escultura (aos poucos para não deixar ar).

QUARTO PASSO: Faça novamente mais duas camadas de gesso, lembrando que o acetato deve ficar com pedaços para fora da fôrma.

QUINTO PASSO: Após a total secagem do gesso, é hora de abrir a fôrma. Tire a barreira de argila, e vá tirando os acetatos, depois é só descolar a fôrma da escultura.

SEXTO PASSO: Pegue a fôrma, limpe com um pouco de água e uma escovinha de dente (bem de leve para não machucar a fôrma). Deixe secar.

SÉTIMO PASSO: Com a fôrma pronta, é hora de fundir a obra. Pegue as duas partes da fôrma de gesso, passe vaselina dentro e no encaixe, prenda com um pedaço de borracha (câmara de pneu), prendendo bem forte. Passe argila em toda liga da fôrma, para não perder a resina (se quiser, pode passar gesso para ficar mais vedado). Coloque a fôrma de cabeça para baixo num lugar que ela fique fixa.

OITAVO PASSO: Faça a mistura da resina de poliéster como catalisador (dependendo da quantidade de resina, equivalente para a quantidade de catalisador) lembrando que muito catalisador, racha a peça. Adicione materiais diversos na resina e coloque na fôrma, aos poucos para não ficar com bolhas de ar (pegue uma varinha de madeira e vá derramando o líquido por ela, ajuda a não ficar com ar). Deixe a resina endurecer. Dependendo do clima, a resina pode demorar 12h ou 24h para total secagem, em dia de chuva, ela demora 72h ou mais. (a resina quando estiver líquida, o potinho não pode ficar exposto a luz do sol).

NONO PASSO:
após secar a resina, pegue a fôrma, tire a borracha e a argila, e vá quebrando bem devagar o gesso, lembrando que a parte do gesso colorido avisará onde está sua escultura. Após aberta a fôrma é hora de lixar a escultura em resina de poliéster.

DÉCIMO PASSO: As lixas devem ser lixas d’água, comece com uma numeração menor de lixa como a 80 e vá subindo devagar até chegar a uma lixa 1.200 ou maior. Até que a escultura esteja sem riscos ou machucados. (você pode lixar com a retificadora, ajuda muito).

É isso aí, agora é só pegar os materiais, um pouco de criatividade, estilo e fazer sua produção artística!

Anúncios

4 comentários

  1. Por favor eu e meu esposo trabalhamos com uma vacum form… (Ela derrete o acetato (plástico) com um forno e molda em torno de um molde de resina). A questão é que nós contruimos essa maquina de uma idéia e não temos a quem recorrer para nos ensinar, qual resina
    é apropriada, e nem a formula de fazer esses moldes e estamos batendo cabeça com uma resina, que não é a de poliester, ainda. estamos fazendo uma contraforma de gesso usando um desmoldante, enchendo de resina… Só que as vezes essas peças racham ou ficam “muito” asperas … por conta de não ser a resina certa nem a formula certa….. Quando estão asperas temos que lixar, limar e isso gasta muito tempo, machuca as mão por que vc lixa moldes um dia inteiro e não rende nada… sabemos que tem uma maneira de fazer que dâ certo que sai bem lisinha a peça mas não temos noção de como…. se vc pudar me dar qualquer informação eu agradeço.. muito obrigado…. Boa Noite…..


  2. Muito legal a técnica de fôrma perdida em 10 passos, mas faltou ilustração, que ajuda bastante.

    Obrigada!


  3. Conheça a nossa Revista..Tudo na área civil…Com grande destaque no polo gesseiro…..
    Tenha um ótimo dia…

    Revista Gesso Arquitetura & Cia


  4. Gostei-e-pode-a-tecnica-eu-tb-sou-escultor-em-Artes-Sacras-meu-imail-é-padreassisribeirodasilva@bol.com.br



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: